ROMA — Uma conferência em Roma debate o legado da Guerra Cristera, revolta católica contra o governo secular do México que ocorreu entre 1926 e 1929. O evento começou em 7 de outubro, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, e termina em 9 de outubro, marcando o centenário do movimento.
A programação reúne estudos sobre os mártires da guerra e sobre a relação entre a Igreja e os governos seculares na América Latina. Participam o embaixador do México junto à Santa Sé, Alberto Medardo Barranco Chavarría; o secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, Rodrigo Guerra Lopez; e o político e intelectual católico italiano Rocco Buttiglione.
Católicos armados, conhecidos como Cristeros, enfrentaram as leis anticlericais do governo mexicano durante o conflito. Estimativas da Conferência Episcopal Mexicana apontam que mais de 200 mil pessoas morreram por defender a fé contra a perseguição. Entre os mártires estão São José Sánchez del Río e o Beato Miguel Agustín Pro.
Debate sobre violência e liberdade religiosa
Os participantes também discutiram a violência praticada por integrantes do movimento em retaliação às leis anticlericais. Buttiglione defendeu a coragem dos católicos que participaram da revolta, sem negar os erros cometidos.
“Honramos a coragem de um povo que lutou e derramou seu sangue pela liberdade de viver sua fé”, disse Buttiglione. Ele afirmou que os erros e a culpabilidade de católicos envolvidos na tragédia não anulam o direito de um povo à liberdade religiosa.
Guerra classificou o movimento como complexo e citou o ensinamento do Papa Leão XIV sobre uma “paz desarmada e desarmante”. Para ele, os que viveram a fé guiados por essa convicção são reconhecidos como mártires e beatos, e podem surgir novos santos no futuro.
A guerra terminou em 1929, com os chamados Acordos entre bispos mexicanos e o presidente Emilio Portes Gil. Os Cristeros depuseram as armas depois dos acordos, mas, segundo o historiador franco-mexicano Jean Meyer, muitos ainda foram martirizados posteriormente.
Barranco Chavarría rejeitou a interpretação de que o Estado mexicano tenta silenciar ou minimizar a questão dos Cristeros. Guerra afirmou que a relação entre Igreja e Estado foi moldada pelo laicismo, que classificou como prejudicial na história do México.
O último pontífice a visitar o México foi o Papa Francisco, em 2016. Barranco Chavarría disse esperar uma visita do Papa Leão XIV. Segundo ele, o pontífice recebeu convite oficial no dia de sua inauguração e demonstrou interesse em visitar o país em 2031, no 500º aniversário das aparições da Virgem de Guadalupe. O cardeal Pietro Parolin também esteve no México em agosto.






