São Paulo, Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Dólar R$ 5,21 · Euro R$ 5,93 · Ibovespa 182.991 +0,00% São Paulo 19°C 19° / 33°
Entretenimento

Mostra em São Paulo apresenta o surrealismo político de Fernando Lemos

Exposição no Instituto Moreira Salles reúne mais de 400 obras do artista luso-brasileiro, entre fotografias, pinturas, poemas e desenhos.

Mostra em São Paulo apresenta o surrealismo político de Fernando Lemos

O Instituto Moreira Salles reúne mais de 400 obras de Fernando Lemos na exposição “Quanto Mais Desejo, Mais Invento O Que Vejo”. A mostra apresenta fotografias, pinturas, poemas e desenhos e celebra o centenário de nascimento do artista luso-brasileiro, morto em 2019, aos 93 anos.

O trabalho de Lemos usava o surrealismo para transformar a realidade e abordar a repressão política. O curador Thyago Nogueira afirma que o artista “se dedicou a pensar um vocabulário da liberdade e a libertar a gente das repressões através da arte”.

As fotografias produzidas entre 1949 e 1952 registram a atmosfera da ditadura de António de Oliveira Salazar em Portugal. Vultos, sombras, portas, janelas e manequins aparecem em cenas marcadas pela penumbra, pelo mistério e pela sensação de perigo.

Imagens contra a repressão

Lemos chamava de “desocultação” a busca pelos mistérios do inconsciente. Uma das obras expostas mostra um cômodo escuro iluminado apenas pela fresta de uma porta entreaberta. Em outra, intitulada “Eu, Poeta”, o artista aparece deitado, com o rosto envolvido por fibra de vidro. A composição inclui uma carta que representa O Enforcado, arcano do tarô associado ao sacrifício e à crise, e um punhal.

O fotógrafo disse que a imagem remetia ao enforcamento e era uma brincadeira com a tortura. Para Nogueira, Lemos ampliou o surrealismo para além da criação artística e o transformou em uma forma de crítica às ditaduras do Brasil e de Portugal.

A linguagem simbólica também aparece nos retratos de Mário Cesariny, António Pedro e Hilda Hilst. Em vez de buscar a nitidez e a identidade fixa, Lemos explorava a dúvida e a multiplicidade. Sobre o retrato, ele afirmou: “Então o retrato deve ser múltiplo, para dar mais vida à imagem.”

Do exílio à crítica no Brasil

Lemos descobriu o desenho na infância, em Lisboa, enquanto enfrentava pobreza, repressão e complicações de saúde decorrentes da poliomielite. Embora tenha ficado conhecido pelas fotografias, fez das gravuras a base de seu trabalho.

A partir de 1953, deixou Portugal e se exilou no Brasil, onde viveu até morrer. Seus desenhos passaram a apresentar mais fluidez, erotismo e sinuosidade. Depois da tomada do poder pelos militares, em 1964, o artista voltou a usar a poética para confrontar censura e violência.

Na série “Moto Continuum”, criou objetos sem sua função original, como relógios sem ponteiros. As obras expressam a natureza questionadora de Lemos e sua defesa da cultura e da liberdade de expressão.

Texto produzido pela Redação Janela do Fato com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

NewsletterCinco leituras por manhã.

Mais lidos

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5